Pessoal

Quem gasta mais com salários e encargos dos funcionários no Brasil

No ano passado, a Petrobras desembolsou quase 4,7 bilhões de dólares com pessoal, valor superior ao faturamento da maioria das empresas do Brasil.

Postado dia 08/12/2020 por ERNESTO YOSHIDA
Quem gasta mais com salários e encargos dos funcionários no Brasil

Plataforma da Petrobras: a estatal gastou em 2019 o correspondente a 6,4% de seu faturamento com salários e encargos de pessoal

A folha de pagamentos é uma despesa cujo peso no orçamento de uma empresa depende de fatores como o porte da companhia, o ramo de atividade e o grau da tecnologia adotada. Em qualquer caso, é um ponto que exige atenção dos administradores, pois tem um impacto direto na lucratividade de um negócio.

Dados da edição de MELHORES E MAIORES mostram que, em 2019, a empresa que mais gastou com salários e encargos no Brasil foi a Petrobras: quase 4,7 bilhões de dólares. Esse valor é superior ao faturamento de 972 das 1.000 maiores empresas do país e representou 6,4% da receita da Petrobras no ano.

A segunda empresa que mais gastou com salários e encargos no ano passado foi a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), os Correios: 2,2 bilhões de dólares, o equivalente a 47% de seu faturamento no ano. Com quase 100.000 funcionários, a ECT é a maior empregadora do país. Sua despesa com pessoal foi 27,5 vezes o lucro obtido no ano pela estatal, cuja privatização vem sendo estudada pelo governo — a expectativa é que a empresa possa ser vendida até o fim de 2021.

A mineradora Vale foi a empresa privada que mais gastou com salários e encargos em 2019: 1,6 bilhão de dólares. Esse valor correspondeu a 7,5% da receita anual da empresa, que fechou o último ano com um prejuízo superior a 2 bilhões de dólares.

Na lista a seguir, confira as 100 empresas que mais gastaram com salários e encargos no Brasil em 2019. Entre os encargos foram consideradas somente as despesas proporcionais aos salários (como férias, décimo-terceiro e horas-extras); não incluem despesas com benefícios como alimentação, assistência médica e vale-transporte.

Na lista a seguir, veja as 100 empresas do Brasil que mais gastaram com salários e encargos por empregado em 2019. O cálculo foi feito com base no número de funcionários informado pelas empresas no fechamento do balanço. Quem mais gastou com salários e encargos no ano passado, proporcionalmente ao número de empregados na ativa, foi a Cesp (Companhia Energética de São Paulo), ex-estatal controlada hoje pelo Grupo Votorantim.