Lucros

Quem foi a campeã dos lucros em cinco anos? Veja neste gráfico animado

Depois de três anos seguidos de liderança da Cervejaria Ambev, a Petrobras termina como a empresa mais lucrativa pelo segundo ano

Postado dia 04/12/2020 por ERNESTO YOSHIDA
Quem foi a campeã dos lucros em cinco anos? Veja neste gráfico animado

Plataforma de petróleo na Bacia de Campos: programa de desinvestimentos ajudou no resultado da estatal (Foto: Germano Lüders)

Maior empresa do Brasil por faturamento, a Petrobras voltou a fechar o ano como líder no ranking das companhias com maior lucro no país. Em 2019, seu lucro líquido ajustado atingiu 11,8 bilhões de dólares, um crescimento de 49% em relação ao ano anterior (já descontada a inflação). Foi o melhor resultado na história da estatal, o que pode ser atribuído, principalmente, ao ganho de capital decorrente de seu programa de desinvestimentos. Durante o ano, a Petrobras concluiu a venda da TAG (Transportadora Associada de Gás) e de uma participação na BR Distribuidora, além de outros ativos na área de exploração e produção de energia.

Em 2018, a Petrobras havia também encerrado o ano com o maior lucro líquido do Brasil, com mais que o dobro do valor obtido pela segunda colocada, a Cervejaria Ambev. Nos três anos anteriores, entre 2015 e 2017, a fabricante de bebidas havia sido a empresa com maior lucro do país. Em 2019, a Ambev obteve um lucro líquido ajustado de 2,6 bilhões de dólares, praticamente repetindo o mesmo resultado do ano anterior.

Entre as 50 empresas que mais lucraram no Brasil no ano passado, 17 são do setor de energia. Em termos de distribuição geográfica, o predomínio são de empresas sediadas na região Sudeste: 17 em São Paulo, 14 no Rio de Janeiro e 8 em Minas Gerais.

Confira no gráfico abaixo como variaram os lucros das 50 maiores empresas do Brasil nos últimos cinco anos.