Balanço

Melhores e Maiores adota critérios ESG — entenda a metodologia

Natura fez 19 de 21 pontos possíveis. Veja abaixo os destaques por categoria

Postado dia 20/10/2021 por Redação EXAME
Melhores e Maiores adota critérios ESG — entenda a metodologia

AES Brasil é uma das empresas se destacaram em seu setor (Divulgação)

O ranking de Melhores e Maiores mudou em 2021 para comportar métricas relevantes de práticas ambientais, sociais e de responsabilidade corporativa.

Conhecido como ESG, o conceito foi levado em conta na edição mediante 21 questões relacionadas ao ESG das empresas, sendo 7 ambientais, 7 Sociais e 7 de Governança, a fim de compor a nota desse indicador.

Após a avaliação dos pontos, foi feita uma normalização dos dados dentro de cada um dos 18 setores, com notas que iam de 1 a 10. Assim sendo, a nota 10 no critério ESG não significa, necessariamente, que a empresa seja perfeita nos quesitos analisados -- mostra, sim, que na comparação com os pares do setor ela apresentou um resultado superior às demais.

A Gol, por exemplo, levou pontuação máxima por ter se destacado em relação às concorrentes do setor de Transporte, Logística e Serviços Logísticos em todos os critérios de análise -- apesar de sua nota absoluta ter sido 11, por exemplo. O mesmo raciocínio vale para as outras duas empresas "nota 10": Cooxupé entre as cooperativas, ou AES Brasil no setor de energia.

A Natura, que levou "nota 9" dentro do setor Beleza, fez 19 dos 21 pontos possíveis e foi a melhor em pontos absolutos.

Os dados servem para a elaboração final do ranking de Melhores e Maiores, mas não devem ser tomados pelo valor de face. São notas que permitem a comparação de empresas e de setores em estágios diferentes de adoção de práticas Ambientais, Sociais e de Governança.

A metodologia da atual edição de Melhores e Maiores foi concebida e desenvolvida pelo Ibmec, que avaliou todas as companhias que estão no ranking deste ano.

Veja a lista das empresas com a melhor nota relativa no quesito ESG de MELHORES E MAIORES, sempre na comparação com os pares de seus setores: