Regionais

As campeãs em lucro, receita e exportação na região Norte

A fabricante de concentrado de bebidas Arosuco foi a empresa que teve o melhor resultado na região em 2019

Postado dia 15/12/2020 por Ernesto Yoshida
As campeãs em lucro, receita e exportação na região Norte

Sementes de guaraná: a Arosuco, subsidiária da Ambev, foi a empresa que mais lucrou na região Norte em 2019

A Arosuco, subsidiária da Ambev que produz concentrados e aromas para refrigerantes, chás, isotônicos e energéticos, foi a empresa que obteve o maior lucro na região Norte no ano passado. De acordo com o levantamento de MELHORES E MAIORES, a companhia, que tem fábrica em Manaus, lucrou 393 milhões de dólares em 2019 — uma queda de 32% em relação ao ano anterior, quando lucrou 577 milhões de dólares.

A segunda empresa com melhor resultado na região no ano passado foi a Amazonas Energia, que lucrou 363 milhões de dólares. Foi uma melhora significativa em relação ao desempenho no ano anterior, quando havia fechado com um prejuízo de quase 218 milhões de dólares.

No gráfico a seguir, veja a lista das empresas da região Norte que se destacaram em 2019 em cinco indicadores: lucro líquido (a Arosuco foi a primeira colocada), vendas (a Samsung, que tem fábrica na Zona Franca de Manaus, é a líder nesse aspecto), patrimônio líquido (a Norte Energia é a maior nesse quesito), Ebitda (também a Norte Energia) e exportações (destaque para a norueguesa Hydro Alunorte, que tem uma refinaria de alumina em Barcarena, no Pará).