Balanço

As 50 empresas com maior patrimônio líquido do Brasil

Companhias dos setores de energia e petróleo e química são as que apresentaram maior patrimônio líquido em 2020

Postado dia 19/10/2021 por Redação EXAME
As 50 empresas com maior patrimônio líquido do Brasil

Plataforma de petróleo na Bacia de Campos: Petrobras é a maior empresa em patrimônio líquido do Brasil(Foto: Germano Lüders)

O patrimônio líquido é um dos dados mais importantes no balanço patrimonial das empresas. Posto de maneira simples, ele é a diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma organização e, em tese, quanto maior o patrimônio líquido de uma empresa, melhor a sua saúde financeira — pois maior será sua “gordura” para tocar os negócios e realizar investimentos.

De acordo com os dados de Melhores e Maiores, a empresa com o melhor patrimônio líquido no Brasil é a Petrobras, que tinha 311 bilhões de reais de patrimônio no final de 2020. O valor é quase o dobro da segunda colocada, a mineradora Vale, que tem 185 bilhões de reais.

Na sequência vêm outras grandes empresas que ajudam a compor o ranking das 50 maiores companhias com patrimônio líquido, como a Bem Brasil Alimentos, Eletrobras e Telefônica Vivo.

Entre as 50, se destacam as empresas de energia, 11 no total, seguidas pelo setor de petróleo e química, com 5 empresas.

Veja no gráfico abaixo quais são as 50 empresas brasileiras com maior patrimônio líquido: