Regionais

As 150 maiores empresas da região Sul por faturamento; Bunge ficou no topo

A holandesa Bunge, fabricante de bens de consumo, é a líder em vendas na região Sul. A franco-belga Engie, geradora de energia elétrica, é a campeã em lucros.

Postado dia 01/12/2020 por ERNESTO YOSHIDA
As 150 maiores empresas da região Sul por faturamento; Bunge ficou no topo

Unidade industrial da Bunge: a empresa de agronegócio, alimentos e energia faturou 8,7 bilhões de dólares no ano passado (Foto: divulgação)

A fabricante de bens de consumo Bunge, sedida em Gaspar, Santa Catarina, é a maior empresa da região Sul por faturamento, de acordo o levantamento de MELHORES E MAIORES. Em 2019, a empresa, que atua nas áreas de agronegócio, alimentos, açúcar e bioenergia, faturou 8,7 bilhões de dólares, uma queda de 9% em relação ao ano anterior. Apesar desse recuo, a Bunge obteve um lucro de 61 milhões de dólares no ano. A companhia holandesa é também a maior exportadora da região Sul. Suas vendas ao mercado externo atingiram 5,3 bilhões de dólares em 2019, o que representou quase 61% da receita no ano.

Em termos de lucro líquido, ninguém na região teve mais motivos para comemorar do que a Engie Brasil Energia. Maior geradora privada de energia elétrica do país, a companhia franco-belga, sediada em Florianópolis, fechou o ano passado com um lucro líquido ajustado de quase 558 milhões de dólares, à frente da catarinense WEG Equipamentos, que lucrou 351 milhões de dólares, e da companhia paranaense de geração e transmissão de energia elétrica Copel GET, com um lucro de 306 milhões de dólares.

Outro destaque em 2019 foi a fabricante de bens de consumo BRF, sediada em Itajaí, Santa Catarina. A dona das marcas Sadia e Perdigão obteve o maior valor de Ebitda (geração de caixa operacional) da região: pouco mais de 1 bilhão de dólares. A empresa foi também a segunda colocada em faturamento e em exportações da região.

A chilena CMPC, fabricante de celulose instalada em Guaíba, no Rio Grande do Sul, é a empresa com maior patrimônio líquido da região: quase 2,6 bilhões de dólares.

Entre as 150 maiores empresas por faturamento da região Sul, 58 estão sediadas no Rio Grande do Sul, 57 no Paraná e 35 em Santa Catarina. Confira os detalhes no quadro a seguir.